Economia
Sul da Bahia promove Feira de Flores e Chocolate nos dias 28 e 29
No cenário exuberante da Fazenda Yrerê, localizada na rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), será realizada a I Feira de Flores e Chocolate do Sul da Bahia, com a proposta de oferecer aos empreendedores a oportunidade de realizar negócios e promoções de seus produtos em um ambiente de valor paisagístico e cultural inestimável.
“Serão 15 expositores à disposição de nativos e turistas, que poderão passar o dia inteiro na fazenda, participando de palestras, degustando chocolates, visitando estandes, fazendo trilhas e convivendo com a rotina do trabalhador e do homem do campo regional”, destaca o proprietário Gerson Marques.
A feira será realizada pelo Instituto Cabruca, em parceria com a Fazenda Yrerê, e contará com os patrocínios do Sebrae e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
“A meta é atrair um público superior a três mil pessoas para atividades comerciais, cursos de capacitação em chocolataria e floricultura, atrações culturais e de lazer, gerando novas oportunidades de negócio e promovendo a cadeia produtiva regional”, explica a gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae no Território Litoral Sul, Cláudia Iglesias.
Concurso ambiental - Focado no conceito da sustentabilidade, o Instituto Cabruca lança, um dia antes da Feira, 27 de março, a segunda edição do Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia. A árvore homenageada neste ano será o Pau Brasil, nesse evento que tem como objetivos formar produtos ecoturísticos associados à cadeia produtiva do cacau e do chocolate, reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia, valorizar o sistema Agroflorestal Cabruca (de sombreamento natural com árvores nativas) e a Mata Atlântica no imaginário coletivo da região, além de estimular o turismo rural, premiando os 10 agricultores que possuem os maiores indivíduos arbóreos regionais.
Entre os resultados alcançados pela primeira edição do concurso, em 2013, destacam-se a regularização ambiental das 10 propriedades rurais vencedoras, a formatação do roteiro turístico Caminhos do Engenho Sant'Anna e a consolidação do Projeto “Costurando o Futuro”, permitindo que camisas sustentáveis fossem produzidas por mulheres dos assentamentos Loanda, Terra Vista e Rio Aliança, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das famílias.
Fazenda Yrerê - Em 2014, a fazenda foi reconhecida pelo Ministério do Turismo e pela Empresa Brasileira do Turismo (Embratur) como uma das fazendas de referência para turismo rural no Brasil. “Nosso produto constará em material promocional do Brasil em feiras no exterior e em indicações para turistas que estejam no Brasil, inclusive na Copa do Mundo”, destaca o proprietário Gerson Marques que, ao lado da esposa Dadá Galdino, toca o projeto do empreendimento. A Yrerê tem convênio com três dos principais operadores de receptivos de navios em Ilhéus.
Ao longo dos quatro anos de funcionamento, o local já recebeu mais de três mil visitantes, a maioria turistas estrangeiros, que têm a oportunidade de andar por trilhas para conhecer a Mata Atlântica, colher e degustar um cacau “tirado do pé”e fazer compras em uma lojinha com diversas marcas de chocolates finos regionais, feitos com amêndoas orgânicas. Como parte da estratégia de consolidação do negócio, o empresário criou, em parceria com o orquidófilo Marcos Almeida, um orquidário com mais de 1.500 plantas que, além de revender para colecionadores e lojas, é também local de visitação pública. “Em breve, vamos fazer o nosso próprio laboratório de reprodução”, projeta Marques.
O local também serve como fiel depositário de orquídeas e outras plantas apreendidas pela Policia Rodoviária Federal em mãos de vendedores clandestinos.